O novo coronavírus tem obrigado a adaptações, mas algumas são mais curiosas do que outras. Na Itália, por exemplo, a Wine Window Association recuperou uma solução usada na Europa durante a época da peste negra. Falamos das janelas de vinho ou buchette del vino.
São pequenas janelas, esculpidas nas paredes, pelas quais os comerciantes servem vinho ou outra bebida, sempre com distanciamento social garantido.
Antigamente, os italianos ricos que possuíam vinhedos vendiam seus vinhos diretamente aos clientes através destas pequenas janelas nas paredes e na década de 1630, elas foram muito bem utilizadas por causa da Peste Negra . Era uma forma de vender vinho socialmente distanciado e, com sorte, não pegar a praga literal.
Existem centenas dessas adoráveis vitrines na cidade de Florença e em toda a região da Toscana.
E há uma associação cultural chamada Buchette Del Vino que mapeia todas elas e, em geral, tem todas as informações que você gostaria de saber sobre as vitrines.
Mas a outra grande notícia que vem junto com a volta das janelas de vinho, é que agora elas oferecem também sorvetes, café e tem até uma janela para Aperol Spritz. Delícia.
As pessoas podem bater nas pequenas persianas de madeira e encher as suas garrafas diretamente das famílias Antinori, Frescobaldi e Ricasoli, que ainda hoje produzem alguns dos vinhos mais conhecidos de Itália”, diz Matteo Faglia, presidente da Wine Window Association.
“Queremos colocar uma placa em todas as janelas de vinho, pois as pessoas tendem a respeitá-las mais quando entendem o que são e a sua história”, complementou, reforçando o seu valor histórico.
Fonte: Buzzfeed e Nit.pt