Sirmione e sua jóia medieval, o castelo Scaligero
Sirmione é uma comune italiana localizada na província de Bréscia na Lombardia.
A cidade faz parte do Lago de Garda, uma região linda que recebe anualmente cerca de 3 milhões de turistas do mundo todo. É disparado o lugar favorito dos alemães na Itália. É praticamente o quintal da casa deles. Para você ter uma idéia, mais de 700.000 chucrutes visitam Garda a cada ano e eles se espalham por todos os lugares da região. Em segundo lugar estão os holandeses e em terceiro, em número de visitantes, os ingleses.
Sirmione conta com pouco mais de 8.000 habitantes e na época romana, era um grande e relevante centro urbano.
A principal fonte de renda da cidade é o turismo. O Castelo medieval de nome Scaligero, a principal atração de Sirmione, recebeu em 2016 cerca de 300.000 visitantes e o número cresce consideravelmente a cada ano.
O CASTELO SCALIGERO
Não se sabe quando exatamente começou a construção do castelo que, pela sua posição estratégica, foi destinado militarmente na defesa dos domínios dos Scaligeros, que naquela época dominavam a região. O castelo era, de fato, um imponente sistema de defesa da comune e do porto.
A primeira parte do castelo, construída sobre os restos de uma fortificação romana, além da torre, pátio principal, as torres angulares e as duas entradas com pontes levadiças, foram construídas por volta do fim do século Xlll (1277 – 1278).
Outras construções, como a darsena (pequeno porto interno) vieram no século seguinte.
O Castelo é todo murado e uma vez lá dentro, a sensação é incrível. Eu me senti dentro de um filme que retrata a época medieval. Deu até vontade de ter me vestido a caráter.
Dentro há lojas, restaurantes e cafeterias e se tiver pressa, duas ou três horas serão suficientes para conhecer tudo. De frente para o mar há uma praça com restaurantes e cafés. Seus jardins floridos são um convite para muitas fotos.
O sorvete é caro, mas muito bom e a região tem fama de preparar um dos melhores da Itália. Ao visitar o castelo é recomendável o uso de roupas e calçados confortáveis para caminhar pelas ruas medievais e voltar no tempo.
Se se cansar, sente-se, relaxe em um dos cafés e aproveite o tempo alí para um “dolce far nulla”.
Sirmione e o Castelo Scaligero valem muito a pena.
COMO CHEGAR.
Sirmione não tem estação ferroviária, então vá para Descenzano de Garda ou Peschiera, desça e pegue um ônibus ou se preferir, vá até o porto em uma das cidades citadas acima e pegue o barco, chamado em italiano de “battello”.
Um agradecimento especial ao amigo em Bréscia, Fabrizio Cozzani.
Mais fotos na galeria abaixo. Confira também o video abaixo da galeria de fotos.
Sandra, boa tarde. Estou preparando minhas férias para 2022 e teu blog tem me servido de “alimento”, rsrs.
Sobre o castelo, é cobrada a entrada para passear por dentre seus muros?
Um abraço!
Ô Daniel, mil perdões. Tenho deixado de lado o blog, porque é um hobby, mas voltarei a escrever, até porque tenho outros lugares para sugerir, fruto de visitas em 2022.
Muito obrigada.