PASSITO DE PANTELLERIA – UMA JÓIA SICILIANA.
Pantelleria é uma ilha na Sicilia situada a 70 kms da costa da Tunísia que conta com pouco mais de 6.000 habitantes. Apesar de pequena a ilha produz um excelente e um dos mais antigos vinhos licorosos que se tem notícia: o Passito de Pantelleria.
Meu amigo Angelo Martuscelli me presenteou com uma garrafa de Passito DOC. A sigla significa que o produto é de Denominação de Origem Controlada, no caso do Passito de Pantelleria isso que dizer que pode ser produzido apenas na ilha que é província de Trapani. Ou seja; é um produto com qualidade garantida pelas leis italianas.
O QUE É VINHO PASSITO?
Há vários vinhos de passas no mundo, mas poucos são tão antigos e tão ligados ao lugar como o Passito di Pantelleria. As vinhas, rasteiras, crescem em solos de origem vulcânica, protegidas por muros de lava, num ambiente tipicamente mediterrânico, com pouca chuva e a influência constante do Siroco, o vento quente que chega do deserto do Sara. As uvas, da casta Moscatel de Alexandria são sujeitas a temperaturas muito altas durante o dia. À noite beneficiam da frescura do basalto (rocha eruptiva), o que explica que muitos cachos, numa adaptação natural da viticultura ao clima, cheguem a tocar o solo na fase final da maturação. A colheita é feita no final mês de Agosto e as uvas são depois colocadas ao sol, em grades de madeira, durante 10 a 12 dias, para desidratarem.
Por natureza, um passito não possui a acidez premente de um colheita tardia de uvas. Mas os vinhos da Pantelleria conseguem ter um bom frescor, que equilibra muito bem a sua grande doçura. Um simples gole deixa um longo rasto de doçura “fresca” no palato e na memória.
O Passito de Pantelleria, assim como os outros vinhos licorosos, são ideias para acompanhar sobremesas doces ou frutas.
Quanto à ilha de Pantelleria, ainda não a aconheço. É tudo uma questão de oportunidade e ela virá.
Meus agradecimentos e todo meu afeto ao Angelo Martuscelli e à sua esposa Rosalva, ambos de Gênova na Ligúria., por todo o carinho e atenção.